Home
     Login or Cadastre-se HomeHome     AccountYour Account     ForumsForums     DownloadsDownloads  DownloadsWallpapers   
SHADOW REALMS: Forums


www.shadowrealms.com.br Exibir tópico - 04/02/18: NOVA LISTA..NOVO META FEVEREIRO 2018 (03)
FAQFAQ  PesquisarPesquisar  RegistrarRegistrar  PerfilPerfil  MembrosMembros  GruposGrupos  Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares  LoginLogin 

04/02/18: NOVA LISTA..NOVO META FEVEREIRO 2018 (03)

 
Responder Mensagem    www.shadowrealms.com.br - Índice do Fórum -> Artigo do Mês
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
DR_GORI
Psychotic Evil Space Monkey


Registrado em: Sep 29, 2008
Mensagens: 258
Localização: SAO PAULO

MensagemEnviada: Sun Feb 04, 2018 12:30 pm    Assunto: 04/02/18: NOVA LISTA..NOVO META FEVEREIRO 2018 (03) Responder com Citação



04/02/18: NOVA LISTA..NOVO META FEVEREIRO 2018 (03)

"One hour from now,
another species of life form
will disappear off the face of the planet
forever...and the rate is accelerating

All are gone, all but one
No contest, nowhere to run
No more left, only one
This is it, this is the Countdown to Extinction"


(Countdown to Extinction- Megadeth)

INTRODUÇÃO
vou fazer essa serie de uma forma diferente esta serie; vamos analisar em blocos o que morreu, o que sobreviveu e o que ganhamos (se é que houve ganho).

Citação:
[TCG] ban list FEVEREIRO 2018

NEWLY FORBIDDEN
Blackwing – Gofu the Vague Shadow
Dandylion
Double Iris Magician
Level Eater
Maxx “C”
Performapal Skullcrobat Joker

NEWLY LIMITED
Apoqliphort Towers
Grinder Golem
Performage Damage Juggler
Firewall Dragon
Monster Reborn
SPYRAL Resort
Solemn Judgment

NEWLY UNLIMITED
Artifact Moralltach
Black Luster Soldier – Envoy of the Beginining
Card Trooper
Thunder King Rai-Oh
Brionac, Dragon of the Ice Barrier
Brain Control
El Shaddoll Fusion
Future Fusion
Mind Control
Preparation of Rites
Saqlifice
Bottomless Trap Hole
Ceasefire
Ojama Trio
Torrential Tribute


RANDON STAPLES E GIVEAWAYS
Como visto acima, apenas 5 decks foram mexidos. O restante foi um bando de cartas aleatórias devolvidas que beneficiam a maioria dos decks existentes. Outras receberam erratas e ficaram uma bosta por isso ninguém esta usando hoje em dia. Entao temos:

1- Black Luster Soldier – Envoy of the Beginining
quem diria que o envoy of Beginining seria irrestrito algum dia? ainda mais agora que é possível obtê-lo do deck através "isolde two tales of noble Knight". Eu diria que apostar no BLS é um bom investimento. Afinal de contas o extra deck esta engessado com link mechanics. A conclusão mais obvia é apostar em Boss monstros de main deck. Claro que apenas decks que tenham o mix "Light/ Darkness" poderão fazer bom uso dele. Mas hoje em dia tem tantos decks com 60 cartas que da pra por cartas de praticamente todos atributos existentes (ate mesmo divine). APROVAMOS A MUDANÇA!

2- Card Trooper
milhador e hand advantage card usado em "grave strategic" decks (zombies, lightsworn etc). Perdeu muito espaço no game após o release de mathtematician que faz o mesmo serviço porem de forma mais 'objetiva". Já foi muito relevante no game, porem no momento anda em baixa. A MUDANÇA NAO FEDE NEM CHEIRA!

3-Thunder King Rai-Oh
Bloqueador de busca e negador de summon especial era considerado a personificação do conceito de "control". Perdeu muita jogabilidade nos formatos recentes simplesmente porque ele nega apenas 1 summon; cartas como artifact scythe ou shaddoll winda fazem um trabalho melhor, pois afetam todos os movimentos do turno. É muito triste mas o metagame evoluiu e thunder king ficou pra tras. Negar um único summon tem pouco significado em decks capazes de dezenas de summons especiais num mesmo turno. A MUDANÇA NAO FEDE NEM CHEIRA!

4- Brionac, Dragon of the Ice Barrier
um dos melhores sincro monstros do game levou o ban hammer porque criava muitos otks (imagine que firewall dragon faz a mesma coisa e ate pior). Voltou pro game depois da errata e, surpresa, manteve muitas das suas qualidades originais (formula genérica, descarte genérico) mas ganhou uma restrição de uso. Mesmo assim, os players não instigaram a voltar a usa-lo. Porque? Bom existem varias teorias: (1) monstros alternativos com mesmo efeito mas sem custo (castell); (2) OTKs diferentes que não usam sincro mechanics; (3) facilidade de negação; (3) meta decks diferentes que não usam sincro mechanics e por ai vai. Se podendo usar 2 copias do novo brionac não inspirou os players a usa-lo, 3 não farão diferença alguma no metagame. A MUDANÇA NAO FEDE NEM CHEIRA!

6- Mind Control
Staple de control em que voce pode roubar o monstro do oponente, usar seu efeito (se tiver) e depois usa-lo em xyz, sincro e link summon (mas não pode usar em nada que exija tributos como ritual ou tribute summon). Ou seja é um método de remoção que não envolve destruição. Tem a pequena desvantagem de ser um targeted efeito para o qual, infelizmente, existem muitos monstros imunes hoje em dia.

Observe também que é um pouco complicado usa-lo em link mechanics, porque vc remove o link monstro da sua posição; a depender da posição dos link arrows, vc não consegue usa-lo IMEDIATAMENTE(por exemplo missus radiante tem de fica no extra slot pra vc poder usar os seus link arrows). MAS pode usa-lo como fodder para o link summon de um monstro mais adequado a sua estratégia (desde que estes tenham formula genérica). Não consigo entender porque ele não esta restrito; pelo contrario, esta liberado pra uso irrestrito!! Pior ainda; não consigo imaginar porque todo mundo não esta usando!APROVAMOS A MUDANÇA!

7- Preparation of Rites
carta de suporte ritual ou melhor dizendo buscador duplo (coisa bem rara no game). Faz sentido investir em ritual mechanics no meta atual já que estes não dependem de link mechanics. Herald decks se beneficiarão com certeza (talvez cyber angels e Thousand-eyes também). APROVAMOS A MUDANÇA!

8- Bottomless Trap Hole
removedor com a vantagem de poder remover 2 ou mais monstros invocados dentro do mesmo momento (como por exemplo após um pendulum summon ou cartas como soul charge). Dito isso é bem obvio que ela foi devolvida pro game como tech card contra pendulum decks (na verdade contra pendulum magician, zefra e metalfoes variantes). APROVAMOS A MUDANÇA!

9- Ceasefire
quem usa burn em 2018 além de deck trickstar? A MUDANÇA NAO FEDE NEM CHEIRA!

RESUMO DA HISTORIA: QUAIS FORAM AS BOAS DECISOES?

BOLA DENTRO: 4
Release de Black Luster Soldier – Envoy of the Beginining
Release de Mind Control
Release de Preparation of Rites
Release de Bottomless Trap Hole

BOLA FORA: 0
--------------------------------

NAO FEDE NEM CHEIRA: 4
Release de Card Trooper
Release de Thunder King Rai-Oh
Release de Brionac, Dragon of the Ice Barrier
Release de Ceasefire

=====================

RESUMO DA HISTORIA: ESTRATIFICAÇAO DAS MUDANÇAS

BOLA DENTRO: 13/28= 46%
Banimento de Dandylion
Restriçao de Grinder Golem
Restriçao de Firewall Dragon
Banimento de Performapal Skullcrobat Joker
Release de Apoqliphort Towers
Release de Saqlifice
Release de Monster Reborn
Release de Solemn Judgment
Release de Performage Damage Juggler
Release de Black Luster Soldier – Envoy of the Beginining
Release de Mind Control
Release de Preparation of Rites
Release de Bottomless Trap Hole

BOLA FORA: 5/28=17%
Banimento de Blackwing – Gofu the Vague Shadow
Banimento de Double Iris Magician
Restriçao de SPYRAL Resort
Banimento de Level Eater
Banimento de Maxx “C”

NAO FEDE NEM CHEIRA: 10/28= 35%
Release de El Shaddoll Fusion
Release de Future Fusion
Release de Artifact Moralltach
Release de Ojama Trio
Release de Brain Control
Release de Torrential Tribute
Release de Card Trooper
Release de Thunder King Rai-Oh
Release de Brionac, Dragon of the Ice Barrier
Release de Ceasefire

Ou seja quase 50% das mudanças foram corretas; As decisões ruins perfizeram 17% do total. As demais (35%) foram irrelevantes. Observe a pobreza de espirito dos organizadores do game; Esses 35% das cartas liberadas não tem impacto algum no metagame atual.

Ou seja elas se tornaram irrelevantes porque o metagame mudou e não porque os organizadores fizeram um bom trabalho em manter o ambiente do game saudável. É o mesma logica de prender bandido; não reabilita o mau-elemento; apenas o remove de circulação temporariamente.

O problema real é que as cartas ficam tempo demais na lista de restrição (algumas ficaram anos fora de circulação); cartas como "magician of Faith" se tornaram completamente obsoletas e privaram toda uma geração de players do prazer de usa-las em um deck. Deveria haver um time de especialistas para reavaliar periodicamente a lista para analisar caso-a-caso as cartas restritas. O que ocorre hoje é uma tentativa bisonha, míope e desastrada de remediar o metagame.

Pra vc ter uma ideia do tamanho da incompetência desses senhores , quando todo mundo percebeu que link mechanics detonaria completamente a pendulum mechanics, a maioria dos pendulum Staples já deveria ter sido liberada imediatamente. Mas não! eles continuam restritos, mesmo depois dos decks a que eles pertencem estarem defuntos a 2 ou mais anos. É muito pra cabeça.

Um bom serviço de policiamento seria investigar o card pool antes de uma nova coleção ser lançada e banir cartas passiveis de abuso ou fazer a sua errata ANTES dos players aprenderem formas de abusa-la. Não existe trabalho preventivo; apenas curativo quando o mal já esta feito.

Existe uma logística maligna por tras disso , claro. Criar cartas sabidamente broken impulsionam as vendas dos sets. Todos sabemos que essas cartas vem numa raridade alta e que isso força os players a comprarem muitos boxes pra obtê-la (ou então as comprar como singles no mercado paralelo). Mas eticamente isso deixa bastante a desejar; deveria haver alguma espécie de compromisso moral entre a empresa e os consumidores e não essa extorçao vil que vemos hoje em dia.

Das decisões realmente relevantes, eles conseguiram cagar em 1/3 delas (os 17% das bolas foras). Dos 2/3 restantes (46%) , metade já deveria ter sido feito na ultima lista (no que diz respeito a Apoqliphort Towers, Saqlifice, Solemn Judgment, Performage Damage Juggler , Mind Control, Preparation of Rites e Bottomless Trap Hole). O que é realmente necessário não perfaz nem 1/6 desses 46% (Dandylion, Grinder Golem e Firewall Dragon) o que condiz com um índice real de acerto de apenas 14%.

===========================

EM QUE DECK APOSTAR NESSE NOVO FORMATO?

tier 1: pendulum magicians
tier 2: dinossaur variantes
tier 3: zefra variantes
tier 4: burning abyss variantes (com ou sem phantom knights)
tier 5: Sekka Genex Frog Atlantean Mermail
tier 6: trickstar variantes (principalmente com invoked)

apostas pra esse formato:
1- chãos gouki
2- D/D/D

===================================

O QUE QUEREMOS FORA DA LISTA?
ELEMENTAL HERO STRATOS
SHURIT, STRATEGIST OF THE NEKROZ
TRUE KING LITHOSAGYM, THE DISASTER
EL SHADDOLL CONSTRUCT
EVILSWARM EXCITON KNIGHT
TELLARKNIGHT PTOLEMAEUS
ZOODIAC BROADBULL
CHICKEN GAME
METAMORPHOSIS
SUPER REJUVENATION
APOQLIPHORT TOWERS
CIR, MALEBRANCHE OF THE BURNING ABYSS
DEEP SEA DIVA
EHTHER THE HEAVENLY MONARCH
GENEX ALLY BIRDMAN
GRAFF, MALEBRANCHE OF THE BURNING ABYSS
INFERNITY ARCHFIEND
INZEKTOR DRAGONFLY
MISCELLANEOUSAURUS
NEO-SPACIAN GRAND MOLE
SPEEDROID TERRORTOP
RITUAL BEAST ULTI-CANNAHAWK
BEATRICE, LADY OF THE ETERNAL
BOOK OF MOON
DIVINE WIND OF MIST VALLEY
GATEWAY OF THE SIX
PANTHEISM OF THE MONARCHS
ROYAL TRIBUTE
UPSTART GOBLIN
INFERNITY BARRIER
SOUL DRAIN
TRUE KING'S RETURN
WALL OF REVEALING LIGHT

==========================

O QUE QUEREMOS DE MUDANÇA NO GAME?
Expansão do extra deck de 15 pra 30 cartas. Esta ficando muito difícil conciliar as mecânicas tradicionais com link mechanics.

COMENTARIOS FINAIS
por enquanto é so; obrigado por lerem.

ESCRITO PELO DR_GORI
_________________
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Mostrar os tópicos anteriores:   
Responder Mensagem    www.shadowrealms.com.br - Índice do Fórum -> Artigo do Mês Todos os horários são GMT - 3 Hours
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibido.
Responder Tópicos Proibido
Editar Mensagens: Proibido.
Excluir Mensagens: Proibido.
Votar em Enquetes: Proibido.
Powered by phpBB 2.0.10 © 2001, 2006 phpBB Group

Theme created by Arthur

PHP-Nuke Copyright © 2004 by Francisco Burzi. This is free software, and you may redistribute it under the GPL. PHP-Nuke comes with absolutely no warranty, for details, see the license.